Friday, September 23, 2005

Permanentemente


Um dia os Substantivos estavam apinhados na rua.
Passou um Adjectivo, com a sua morena beleza.
Os Substantivos ficaram impressionados, comovidos, mudados.
No dia seguinte apareceu um Verbo, e criou a Frase.

Cada Frase diz uma coisa - por exemplo: "Embora estivesse um dia escuro e
[chuvoso quando o Adjectivo passou, hei-de lembrar-me da pura e doce
[expressão do seu rosto até ao dia em que me desvaneça da verde e
[eficaz terra."
Ou: "Não te importas de fechar a janela, André?"
Ou, por exemplo: "Obrigado, o vaso cor de rosa com flores, no parapeito da janela,
[mudou recentemente de cor para um amarelo claro, devido ao calor da
[fábrica de caldeiras aqui perto."

Na primavera as Frases e os Substantivos estavam em silêncio deitados na relva.
Uma Conjunção solitária clamaria aqui e ali: "E! Mas!"
Mas o Adjectivo não surgiu.

Tal como o adjectivo está perdido na frase,
Assim eu estou perdido nos teus olhos, ouvidos, nariz e garganta
- Enfeitiçaste-me com um só beijo
Indestrutível
Até à destruição da linguagem.


Kenneth Koch


Image hosted by Photobucket.com

No comments: